Sustentabilidade e Projetos

Atrelado ao compromisso de um olhar da AMYOGA, trago as seguintes colheitas. Na preocupação comum de tantos contrários que ali se encontraram . existe um traço comum : tem que ser sustentável ! Nesta ótica , humana, torna-se evidente que temos que cuidar do gerador desse aparelho de tensão ou seja nosso corpo físico, mental, emocional. E é ai que entra nossa ferramenta – o Yoga . Considerando sua abrangência , que aliado- a uma nutrição correta, nos tornam capazes de auto-sustentar enquanto o ideal de equilíbrio e saúde . Só assim estaremos capacitados a abordar a sustentabilidade das demais matérias planeta; Sustentando a máxima ” corpo são e mente sã” , estaremos preparados para melhor cuidar do ambiente externo. Nas sábias palavras do professor Kikuch  (mestre da cozinha e filosofia macrobiótica), proferidas em palestra, nesta arena ambiental durante a Eco-92, ” ecologia é da boca para dentro não tem como falar de saúde e bem estar se estamos comprometendo, através de alimentação inadequada, o sangue que corre em nossas veias ; O sangue, é nosso rio interior!Como falar dos rios externos? ” A limpeza que queremos espelha nosso autocuidado. Muito se fala de preservar a mata, mas nada se pratica em prol de nossa flora intestinal ” .
Devemos estar bem para cuidar dos outros e do nosso ambiente externo, não tem como você falar de saúde ou preservação do planeta se não se cuida , não presta atenção na sua alimentação que te gera energia, Aquele que convive com a natureza sabe que pra falar de ECOLOGIA TEM QUE SER DA BOCA PARA DENTRO !
De igual importância são os cuidados com nosso físico. A prática Yoga nos garante a qualidade para um corpo saudável e auto-sustentado.
Já, que buscando uma visão Yoga neste evento, inspirei-me em propor que nos apresentemos nos mais diversos eventos ( em BH e em todo território nacional) com oficinas praticas de Yoga para que o publico desmistifique de vez nossa atuação e se permitam capitalizar o bem estar alcançado na pratica do Yoga. Assim, divulgando, demonstrando, estaremos atingindo e alcançando um publico diverso. Durante o evento pude perceber como as pessoas necessitam do Yoga e como estão abertas na busca do seu bem estar. E nestes ” eventos”, o cansaço natural que atinge aos participantes, torná-se recompensador, fazer uma prática, relaxamento e mesmo uma meditação para recuperarmos as forças.
Sugiro que nossa entidade, se invista numa estratégia de mobilização com nossos associados, para seguir neste propósito de demonstrarmos nossa eficiência em tantos eventos quanto possível nos permitirem seguir com nosso ideal, instaurado em nosso atual projeto “YOGA PARA TODOS” .
Na minha avaliação, nos diversos pontos em que aconteciam os eventos na Rio+20, havia total escassez de profissionais atuantes do meio Yoga isto revela a necessidade de nos unir, quase que em ação federativa, tentando sensibilizar as demais associações a se emprestarem na composição de uma ação de comum interesse a todos. A estratégia para a execução desta meta, seria espelhar no “Projeto Yoga Para Todos”, de iniciativa de nossa presidente da Amyoga, Cleusa, com cuja construção venho contribuindo desde o princípio e cujos acertos encontram-se em franca finalização. Na síntese, o intuito de nossa Associação em “escalar” em BH, associados que se disponham a ministrar práticas ( umas 4 ou 8 vezes ao mês) em destinos a serem combinados, poderá ser um laboratório de maiores alçadas, alcançando com os mesmos propósitos outros destinos, mesmo que no interior e em outros Estados brasileiros.
Volto da Rio + 20, feliz da vida com o Yoga, acreditando no propósito de que visando saúde e bem estar , alcançamos equilíbrio, condição fundamental na construção para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Com a transformação dos indivíduos, como de fato a Yoga promove, teremos mais condição de discutir ecologia e contribuir com os avanços desejados ao planeta, mesmo que as questões de explosão demográfica tenham sido pouco considerada nas palestras e no documento final extraído pela ONU. Não há dúvida de que a hiper população no planeta, seja um vilão, verdadeiro fator de preocupação e foco de maior responsabilidade nos impactos negativos à natureza. Tornando-se da responsabilidade de todos e cada um, contribuir com planos de melhora da humanidade, a questão populacional que já nos atuais 7 bilhões de habitantes, começam a consumir a natureza de forma voraz, comprometendo nossos acervos que serão ainda mas insuficientes se não pararmos de fechar os olhos para real necessidade de campanhas para o controle de natalidade, busquemos, através do Yoga, construir uma mentalidade e maneiras de melhor nos equilibrar, com respeito a si e aos demais elementos que compõem o ambiente em que vivemos e desta forma tenhamos maior consciência para alterar a mentalidade de consumo descontrolado que corrobora com o aludido aumento populacional.
No plano de real contribuição ao futuro da humanidade em que devemos considerar o meio ambiente em que vivemos, o yoga não só pode, como deve se investir cada vez de maneira mais presencial na vida e formação dos cidadãos.
Como estratégia, termino louvando o nosso projeto, “Yoga Para Todos” em que aproveito para mobilizar a nossa classe, esperando a manifestação solidária e voluntária de nossos colegas e associados!
Na estratégia traçada por nossa presidente, aqueles que localmente estarão atuando nas práticas estarão se beneficiando no marketing de seus serviços particulares pois todos que venham a conhecer e a praticar com estes voluntários, estarão sendo informados sobre suas atuações e seus locais particulares em que convidarão a que compareçam para evoluírem numa rotina de maior quantidade das práticas, que profissionalmente estarão dispondo aos experimentalistas de nossa atuação “Yoga Para Todos” com as ofertas desdobráveis em suas unidades.
Namastê
RENATAYÔGA ANANDA — com Renata Yôga Ananda em Rio de Janeiro
(Rio + 20 conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 )
Renata Moreira FerreiraPresidente/ Associação Mineira De Yoga (AMYOGA)Renatayôga Ananda 
(31)8776-7535(31) 9926-6870

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*