Relato sobre a vida de Swami Satyananda

Relato sobre a vida de Swami Satyananda  –  por Gangadhara Saraswati

Swami Satyananda

Os Mestres de Yoga são pessoas especiais. Visionários por natureza, são capazes de guiar e iluminar a vida de milhares de pessoas . Seus ensinamentos transcendem o tempo e o espaço. A vida de cada mestre traz lições ancoradas na verdade e no amor. Por isso vale a pena se inspirar um pouco.

Conheça um pouco sobre a vida de um dos  maiores mestre de Yoga do séc. XXI:

 

Swami  Satyananda Saraswati

 

Swami Satyananda Saraswati nasceu em Almora , no estado de Uttaranchal, no norte da Índia , em 1923.

Com seis anos de idade , começou a ter experiências espirituais e com 18 anos renunciou sua casa e foi à procura de seu Guru. Em 1943 , encontrou Swami Sivananda Saraswati em Rishikesh que o iniciou na ordem de Dashnami Sannyasa em 12 de setembro de 1947. Servindo seu Guru por 12 anos, ele aperfeiçoou cada aspecto de sua vida.

Em 1956, Swami Satyananda viajou através do subcontinente indiano levando uma vida de Parivrajaka, (peregrino). Ele encontrou pessoas de diversas camadas sociais e começou a formular suas idéias sobre como cumprir o mandato que lhe foi dado por seu Guru : “  Leve o Yoga de porta em porta e canto a canto”.

Sua missão se estabeleceu quando ele fundou o Internacional Yoga Fellowship Movement, em 1962, com o objetivo de criar uma fraternidade global de Yoga. Em 1963, ele estabeleceu a Bihar School of Yoga em Munger, Bihar. De 1963 a 1983, levando Yoga aos quatro cantos do mundo, seus ensinamentos se expandiram rapidamente. Satyananda Yoga desenvolveu-se baseado numa tradição combinando conhecimento clássico com entendimento experimental. Existem centros de Satyananda Yoga no mundo todo: Europa, Africa, Índia, Austrália, América do Norte e América do Sul. No Brasil, existe apenas um centro oficialmente reconhecido pela Bihar School of Yoga e  fica em Belo Horizonte: Satyananda Yoga Center.

Em 1984 ele fundou o Yoga Research Foundation para sincronizar as pesquisas científicas com Yoga  e Sivananda Math para assistir  populações mais desfavorecidas. Muitos foram inspirados pelas suas idéias e ele iniciou milhares  de pessoas em Mantra Diksha e Sannyasa. Escreveu mais de 80 livros sobre Yoga e sua diversidade.

Em 1988, Swami Satyananda, carinhosamente chamado de Sri Swamiji renunciou a tudo que ele fundou ; centros e instituições e deixou Munger  sem retornar nunca mais. Nesse momento ele fez peregrinações em locais especias da Índia chamados de Siddha Teerthas, sem nenhuma assistência das instituições que ele havia fundado.

Em 1989, Rikhia, uma vila desprivilegiada  aos arredores de Deoghar foi revelada para ele  onde ele se estabeleceu  para viver e realizar Sadhanas ( Práticas) elevados em  reclusão.

Recebendo uma inspiração elevada para amparar seus vizinhos em 1991, o Ashram de Swami Satyananda começou a ajudar várias vilas desfavorecidas na região. A partir de 1995 ele realizou 12 anos de Rajasooya Yajna ( ritos extremamente elaborados) com o Sankalpa ( propósito) de paz, plenitude e prosperidade para todos. Em 2007, ele anunciou a fundação de Rikhiapeeth  (a cidade de Rikhia), com o mandato de “Servir, Amar e Doar”.

Em 5 de dezembro de 2009, Swami Satyananda alcançou Mahasamadhi, uma conquista Yogi de deixar o corpo voluntariamente para se tornar Um com a consciência universal.

Gangadhara Saraswati

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*